Feng Shui em Casa – Ano 4/ número 16
Para a consultora Silvana Occhialini, o Feng Shui permite alcançar resultados impressionantes, trabalhando a mente humana e o ambiente.
Silvana Helena Occhialini viveu muitos anos longe das cidades , apenas com a responsabilidade de cuidar da casa. Há quase dez anos, voltou para a capital paulista em busca de uma vida nova, que incluia trabalhar e estudar. O amor pela decoração deu os rumos de sua trajetória profissional. Também se dedicou ao autoconhecimento, frequentando, durante muito tempo, várias escolas e cursos na área esotérica. Na verdade, não sabia porque se matriculava nas turmas até descobrir o Feng Shui. “Foi uma paixão mesmo, cada vez maior, que não tinha fim”, lembra.
Os cursos só aumentaram e surgiram os grupos de estudo. “Fui seguindo meu instinto, minha intuição”, conta. Desse momento até a fundação do Instituto Brasileiro de Feng Shui, o qual preside, foi um pequeno passo. Criado para divulgar o conhecimento sobre a técnica milenar chinesa, é através dele que Silvana Helena realiza cursos Brasil afora. Seguidora da linha do Budismo Tântrico Tibetano da Escola do Chapéu Nedro, ela afrma que “divulgar é o caminho”.
“Podia manter esse conhecimento só para mim, mas acho muito importante disseminar”, afirma. Especialista em cerimônias sagradas de harmonização, Silvana deu a seguinte entrevista à Feng Shui em Casa:
Feng Shui em Casa – Numa frase como definiria o Feng Shui?
Silvana Helena Occhialini – É a arte e a sabedoria de organizar as forças do univereso
Feng Shui em Casa – Para a senhora, a técnica chinesa traz bons resultados sempre?
Silvana Helena Occhialini – Sim, porque acredito que o Feng Shui trabalhe com a mente, o subconsciente acredita na conexão da mente com o todo e os resultados vão depender da pessoa, da vontade, do mérito, da lei da ação e reação, ou seja, as pessoas atraem exatamente o que fazem para os outros
Feng Shui em Casa – E há situações em que é ineficaz?
Silvana Helena Occhialini – É muito radical dizer isso. Talvez o resultado não seja perfeito, mas pode melhorar muito o ambiente. Toda pessoa tem de ter suas dificuldades, porque estamos aqui para resolver e encontrar soluções, dando passos para trabsformar nossa vida.
Feng Shui em Casa – Para que o Feng Shui seja eficiente, a pessoa tem de aderir ao projeto, se envolver, certo?
Silvana Helena Occhialini – Tudo começa com a pessoa tendo vontade. Quando ela procura um consultor, já está no caminho; está motivada a movimentar a energia para chegar a um lugar diferente. Resumindo, está mais aberta.
Feng Shui em Casa – A senhora trabalha com rituais. Como eles funcionam?
Silvana Helena Occhialini – Fazemos rituais todos os dias: comer é um ritual; por a mesa é um ritual; o ator de abrir um champanhe para comemorar algo é um ritual. Por isso, podemos fazer rituais para limpeza de energia, para o amor, para a prosperidade, para limpeza de espaço, para a saúde, para a proteção, para fluir harmonia, para a família, para ter criatividade, para ter sucesso na carreira…
Feng Shui em Casa – É uma linha diferente do Feng Shui?
Silvana Helena Occhialini – Não é uma linha do Feng Shui propriamente dita. São rituais xamânicos provenientes do Tibet e dos índisos norte-americanos. Dependendo do caso, usamos essa técnica.
Feng Shui em Casa – A senhora defende o recurso da meditação. O que a prática proporciona de diferente no Feng Shui?
Silvana Helena Occhialini – A diferença é grandiosa. Uma pessoa que medita pode atingir, com muito mais facilidade, os seus objetivos. A meditação vai auxiliar na cura, para que você esteja com a mente mais calma, para mandar informações de forma sutil à mente.
Feng Shui em Casa – Qual a relação entre Feng Shui e estética, o que a motivou a lançar o CD “O Ponto de Equilíbrio – Meditações para Emagrecer e Curar”?
Silvana Helena Occhialini – Tem tudo a ver. O Feng Shui trabalha com a harmonia e o equilíbrio. A estética e a saúde são o ponto de equilíbrio do organismo. Não adianta, por exemplo, ser bem-sucedido, ter um casamento bom e não ter saúde, que é a base de tudo. Sem ela, não existe nada.
Feng Shui em Casa – E o que o Horóscopo Chinês tem a ver com o Feng Shui?
Silvana Helena Occhialini – O Horóscopo Chinês é fantástico! Ele dá a energia da pessoa, mostrando como devemos trabalhar com ela. Se é (regida pelo elemento) Terra, por exemplo, sei que posso conversar, trabalhar mais facilmente na cozinha, porque é lá que ela se sente em casa, pois ali é lugar do elemento Terra. Se é Metal, tenho de trabalhar mais rápido, porque ela quer respostas mais rápidas. Cada um tem uma energia diferente e entendê-las ajuda muito.
Feng Shui em Casa – Como funciona a harmonização pessoal?
Silvana Helena Occhialini – É um trabalho de terapia mesmo, para ajudar a pessoa com problemas. Nesse caso, usamos técnicas diferentes, como processos de alinhamento de interiores, trabalhos com cristais, ervas, meditações… Existe uma rede: tudo está interligado, sendo que as novas informações ajudam no processo.
Feng Shui em Casa – O que são as nove curas que a senhora desenvolve?
Silvana Helena Occhialini – São correções que podemos adotar, como a colocação de sinos, de bolas, cores, uso da água, de fontes, espelhos, entre outras.
Feng Shui em Casa – Em determinadas situações, o que se vê é quase uma padronização do Feng Shui: um caso redondo azul aqui, uma vela quadradra branca ali…Como ser diferente quando as regras padronizam?
Silvana Helena Occhialini – As pessoas gostam de coisas rápidas e práticas. Mas o ideal seria que elas fossem mais além. Sei que é difícil o consultor ir para o exterior se especializar. Eu, por exemplo, por mais que me dedique, por mais que estude, sei que não conseguirei entender tudo sobre Feng Shui nesta vida. O segredo é se aprofundar com pessoas que beberam da fonte certa.