Revista Casa & Decoração, março/2008
Apesar de o universo da decoração viver de tendências e novidades, o mobiliário da casa pode ser considerado um bem de consumo durável. Artigos de boa qualidade são capazes de resistir ao tempo e às intempéries da vida, atravessando os anos levando consigo lembranças e influências. Para acabar com as superstições que essas peças podem gerar, a técnica do Feng Shui ensina a anular o eventual lado negativo de objetos antigos e acessórios de outras culturas
Livre-se das energias negativas!
Ir para a Índia e não voltar com, pelo menos, uma lembrancinha é impossível para a professora de yoga Márcia de Luca. Além de “recarregar as baterias” para executar seu trabalho, a empresária também colhe, pelo inspirador país, objetos comprados em antiquários, peças místicas e afins. Entre os bibelôs mais recentes estão o shiva, a arca de madeira e os painéis entalhados com a imagem de Ganesha, deus da cultura hindu, que decoram o CIYMAM, centro de yoga do qual é proprietária. Márcia garante que a realização de um processo de limpeza de espaços faz toda a diferença no ambiente. “Traz prosperidade, amplia os horizontes e promove sucesso pessoal e profissional”, diz a professora que realiza bênçãos periódicas em seu local de trabalho, com a ajuda da consultora Silvana Helena Occhialini. Essa profissional de Feng Shui é adepta da técnica de limpeza de espaços (space clearing) e do alinhamento de interiores, originários das teorias ligadas ao International Institute of Soul Coaching, que tem, nos postulados da reconhecida mestra Denise Linn, o centro de suas teorias. A consultora ensina, a seguir, uma cerimônia de bênçãos, que pode ser aplicada a espaços residenciais ou a peças antigas, trazidas de viagens ou que despertem qualquer insegurança em relação a vibrações negativas. Acompanhe:
1 – Para realizar a bênção, Silvana sugere dois procedimentos: no primeiro, é utilizada a erva sálvia como elemento principal, que deve ser enrolada em um maço, acesa e colocada sobre um recipiente onde possa permanecer queimando. Velas e incensos também devem ser colocados sobre a mesa e, quando forem acesos, é importante realizar pensamentos positivos. A pena, objeto que simboliza o envio de pedidos para o divino, segundo a consultora, é utilizada para levar a fumaça da sálvia para os objetos. Mas o gesto também pode ser realizado com a própria mão.
Importante: nessa defumação, a consultora utilizou sálvia branca importada dos Estados Unidos. Mas também é possível usar a sálvia comum desidratada, de preferência que tenha sido plantada e colhida pela própria pessoa, evitando-se o cultivo com agrotóxicos e outras impurezas.
2 – Outra possibilidade para realizar a limpeza reúne carvão de uso religioso, como aqueles que são utilizados dentro de turíbulos em igrejas, e resinas de olíbano e mirra. Todos esses produtos podem ser comprados em lojas de artigos católicos. Incenso e velas também devem ser acesos sobre a mesa, para potencializar o efeito do processo, realizando-se a mesma mentalização. O carvão deve ser colocado sobre uma tigela de cerâmica com o fundo coberto de areia – isso evita que o recipiente fique excessivamente aquecido. Depois de aceso, coloque sobre ele as resinas e direcione a fumaça com as mãos para o objeto. Assim que tiver feito a defumação por tempo suficiente (que, segundo a consultora, deve ser de acordo com as sensações de cada um), o carvão pode ser jogado no vaso sanitário.