O Estado de São Paulo – 28/08/1997

A milenar técnica chinesa do Feng Shui ajuda a atrair energias positivas

A cada dia a filosofia oriental está invadindo com mais força o Ocidente. São técnicas de meditação, massagem, pensamento positivo, reiki (cura pela energia das mãos), acupuntura, artes marcias, etc.

Esse fato se justifica, pois as pessoas hoje se preocupam mais com a espiritualidade, com a harmonia corpo-mente-espaço. Por isso buscam terapias alternativas para alcançar esse equilíbrio, seja no plano físico, seja no que diz respeito ao ambiente.

Os chineses já pensavam nisso há mais de quatro mil anos. Eles desenvolveram uma técnica que equilibra e atrai energias positivas para todos os ambientes da casa: o Feng Shui (vento e água).

“Os povos orientais descobriram como detectar a origem dos pontos energéticos do ambiente”, explica a decoradora e especialista em Feng Shui Silvana Helena Occhailini. Além de determinar esses focos de energia, o método orienta a distribuição correta dos fluidos positivos e ajuda a neutralizar a desarmonia proveniente do bloqueio dessa positividade.

Bons fluidos – Atualmente decoradores e arquitetos têm demonstrado interesse pelos princípios do Feng Shui, adotado como uma espécie de ferramenta na elaboração de projetos visando a uma arquitetura ou decoração que traga bons fluidos e garanta o bem-estar detodos os moradores.

Segundo o paisagista Fabio Bei, tudo deve começar com uma boa limpeza. “Todas as coisas velhas, quebradas e sem uso devem ser jogadas fora, pois deixam a energia positiva aprisionada, causando depressão”, ensina Bei. Deixe apenas roupas, móveis e objetos que lhe sejam verdadeiramente úteis.

Para identificar as áreas de atuação do Feng Shui, é preciso utilizar o baguá, um diagrama em forma octogonal. Cada um dos oito lados corresponde a uma área da vida: trabalho, espiritualidade, família, prosperidade, sucesso, relacionamentos, criatividade e amigos. O centro do baguá está relacionado ao Tao, conceito oriental dos opostos yin e yang, masculino e feminino.

O baguá é colocado sobre a planta da casa, alinhando a parte inferiro do diagrama com a parede da porta de entrada. Dessa forma, conhecendo o significado de cada uma das oito áreas, é possível detectar o que está bloqueando as energias positivas. A revitalização dos ambientes pode ser feita por meio de mudança na posição dos móveis, do uso das plantas, cores, espelhos, cristais, animais, incensos, etc.

Dicas – Silvana ressalta que para aplicar a técnica do Feng Shui é indispensável a orientação de um especialista que possa analisar o que o diagrama aponta para a residência. A decoradora ensina alguns truques para melhorar o astral da casa:

Use espelhos na entrada, de preferência os de forma octogonal

O banheiro está relacionado com a prosperidade, por isso deixe ralos tampados

O lixo não deve ficar próximo ao fogão, pois sua energia é negativa e por isso deve ficar longe dos alimentos.

Os pés da cama não devem estar voltados para a porta.

plugins premium WordPress