Os Cinco Elementos

Nas próximas três semanas, falaremos sobre os Cinco Elementos e como fazer para harmonizar seu ambiente utilizando esta técnica para atrair a energia que você deseja.

A teoria dos cinco elementos tem origem na China, e identifica as relações energéticas entre as distintas expressões da matéria e entre cada uma delas e os seres vivos.

É muito simples: os cinco elementos são Fogo, Terra, Água, Madeira e Metal.

Há interações permanentes entre eles, e ao mesmo tempo, cada um produz um efeito diferente nos padrões vibratórios das pessoas e dos espaços.

Todas as pessoas têm os cinco elementos, no entanto, um deles, quase sempre, se sobressai, determinando pontos sensíveis no corpo físico, mental e espiritual, revelando características próprias de cada personalidade.

Da mesma forma, o equilíbrio e harmonia de um espaço se dão quando os cinco elementos estão equilibrados. O ambiente influencia àqueles que ali habitam ou passam muito tempo, então qualquer desequilíbrio dos elementos em um espaço afeta seus ocupantes.

Um bom exemplo disso é uma sala com sofás e cortinas vermelhas, o excesso de fogo pode transmitir uma sensação boa no início, mas com o tempo torna-se cansativo.

O elemento Fogo é forte, vibrante, quente, e em excesso consome e desgasta a energia da pessoa que permanece no espaço por muito tempo.

A harmonia dos elementos pode ser entendida observando-se o “Ciclo de Geração dos Elementos”. Para eliminar as desarmonias, caso haja algum excesso, vou ensinar para você como corrigir através do “Ciclo de Controle dos Elementos”:

Ciclo de Geração:

– Madeira abastece o Fogo.

– O Fogo produz as cinzas, que simbolicamente representam a Terra.

– A Terra, por sua vez, contém o Metal, que gera Água por meio da condensação (ao resfriar gera vapor).

– A Água, por sua vez, alimenta a Madeira.

 

Ciclo de Controle (para harmonizar os excessos):

– Madeira consome a Terra

– A Terra segura a Água

– Água apaga o Fogo

– Fogo derrete Metal

– Metal corta Madeira

Um dos melhores exemplos de ambiente harmonizado com os 5 elementos é o aquário.

Nele encontramos a terra, que fica no fundo, a água, as pedras que correspondem ao metal, a madeira está representada nas plantas aquáticas e o fogo nos peixes.

Na próxima semana vou passar para você as características e alguns exemplos de cada um dos elementos.

Até lá!!!

Namastê

Silvana

 

coral-1355479_1280